Mosquito causador da dengue, Aedes Aegipty Foto: arquivo RC
Os casos de dengue que atingem índices alarmantes no Brasil como um todo, também continuam crescendo no Sertão Central. Segundo os dados da Secretaria da Saúde do Ceará, na região do Sertão Central Mombaça é o município com o maior número de casos confirmados este ano.
São 13 casos já confirmados. O painel do IntegraSus aponta também os casos prováveis, aqueles onde os pacientes apresentam os mesmos sintomas e características, mas ainda aguardam o resultado de exames para confirmar a existência da doença. Em Mombaça existem 41 casos prováveis. Se todos eles se confirmarem e nenhum for descartado, o município pode chegar a ter 54 casos só este ano.
Em Quixadá os números de casos confirmados de Dengue seguem aparentemente estáveis. No início de abril foram três casos confirmados desde o início do ano. Passado o mês apenas um novo caso foi confirmado, fazendo o total chegar a quatro. Há 31 casos prováveis que aguardam confirmação de exames em Quixadá, de acordo com o IntegraSus.
Em todo o Ceará a Secretaria da Saúde do Estado já confirmou 3.106 casos e outros 10.738 aguardam exame de confirmação. Uma pessoa já morreu por dengue este ano no estado e outros 15 óbitos estão sendo investigados, sob suspeita de também terem sido por conta da dengue. Brejo Santo é o município com o maior número de casos: 957 até agora.
Esta semana o Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de casos confirmados e prováveis de dengue, segundo o Painel de Arbovirosos do Ministério da Saúde. É o maior registro desde o ano 2000, quando a dengue passou a ser efetivamente monitorada no país, ou seja, há 24 anos.
Comentários